CALEIDOSCÓPIOS
R$ 25.00
Um caleidoscópio ou calidoscópio é um aparelho óptico formado por um pequeno tubo de cartão ou de metal, com pequenos fragmentos de vidro colorido, que, através do reflexo da luz exterior em pequenos espelhos inclinados, apresentam, a cada movimento, combinações variadas e agradáveis de efeito visual.
O nome "caleidoscópio" deriva das palavras gregas καλός (kalos), "belo, bonito", είδος (eidos), "imagem, figura", e σκοπέω (scopeο), "olhar (para), observar".
História
O caleidoscópio foi inventado na Inglaterra, em 1817 pelo físico escocês Dawid Brewster (1781-1868). Cerca de doze ou dezesseis meses mais tarde ele despertava a admiração universal. Afirma-se que o caleidoscópio já era conhecido no século XVII. Conta-se que, à época, um rico francês adquiriu um caleidoscópio por 20.000 francos. Era feito com pérolas e gemas preciosas ao invés de pedaços de vidro colorido. Durante muito tempo o caleidoscópio não foi mais do que um divertido brinquedo. Hoje é usado para fornecer padrões de desenho. Inventou-se um dispositivo para fotografar as formas do caleidoscópio, registrando assim, mecanicamente, os mais diversos padrões ornamentais.
Afirma-se que o caleidoscópio já era conhecido no século XVII, ou até mesmo muito antes, pelos antigos gregos.
O caleidoscópio de Brewster consistia em um tubo com pequenos fragmentos de vidro colorido e três espelhos que formavam um ângulo de 45 a 60 graus entre si. Os pedaços de vidro refletiam-se nos espelhos, cujos reflexos simétricos, provocados pela passagem da luz, criavam a imagem em cores.
Atualmente o caleidoscópio é formado por um pequeno tubo, no fundo do qual há pedaços coloridos de vidro ou de outro material e três espelhos dispostos de tal forma que, ao se movimentar o tubo, visualizam-se diferentes figuras coloridas em imagens multiplicadas que se formam em arranjos simétricos. Estes espelhos podem ser dispostos em ângulos diferentes: a 45°, cada um dos três espelhos formava oito imagens duplicadas. A 60°, formava seis imagens e a 90°, formava quatro imagens.
Embora tenha sido inventado para fins de estudo científico, durante muito tempo o caleidoscópio foi considerado apenas como um divertido brinquedo. Hoje é usado para fornecer padrões de desenho geométrico. Inventou-se um dispositivo para fotografar as formas do caleidoscópio, registrando-se assim, mecanicamente, os mais diversos padrões ornamentais.
Ordem do Caleidoscópio
Uma linhagem germânica de cavaleiros desagregados da ordem teutónica que seguiam uma filosofia própria e hedonista. Este texto retirado de antigos manuscritos alemãos resume sua doutrina e revela a verdadeira origem do Caleidoscópio: "Das Leben wird das Kaleidoskop prismatischen mor wo unsere Träume, durch das Licht der Chance Schuss immer durch die Windungen des Schicksals sind beunruhigt, dass sie zu den schönsten und verschlungenen Wegen, die durch unsere Wahrnehmung der Wirklichkeit wider machen unsere Existenz zu komponieren. Das "Sein" existiert nur als Folge dieser Beobachtung und die Welt ist anders aufgrund der Positionierung unserer Spiegel und den Übergang, die als Folge dieser Bewegung des Sehvermögens leidet. Die Mitglieder dieser Reihenfolge wird vorgeschlagen, zu versuchen, die Gesamtheit der höheren Anzahl von zu beobachten möglichen Winkeln betrachten die schöne Muster und Ausbau verloren ihr Leben, um die größte Anzahl der parallelen Realitäten überlappen wie möglich. Ein chaotisches und lyrische Hedonismus schmückt unseren Herzen, und ein unstillbares Verlangen beherrscht unser Blick. "
traduzindo: "Sendo a vida o caleidoscópio mor onde os nossos prismáticos sonhos, alvejados pela luz do acaso, são sempre perturbados pelos giros do destino, fazendo-os compor as mais belas e intrincadas formas que refletidas através da nossa percepção da realidade compõem a nossa existência. O "ser" só existe como resultado da observação do presente e o mundo é diferente devido ao posicionamento de nossos espelhos e da mutação que sofre como consequência desse movimento de visão. Os membros dessa ordem propõe-se a tentar observar o todo do maior numero de angulos possivel contemplando os belos padrões perdidos e ampliando a sua existência ao maior numero de realidades paralelas sobrepostas o possível. Um hedonismo caótico e lírico condecora nossos corações, e um anseio insaciável domina nossa visão."''